domingo, 19 de abril de 2015

Traje Esporte Fino: Looks para festa de 15 anos

O Esporte Fino, apesar de gerar muitas dúvidas, não precisa de muita instrução para ser usado, basta só ter bom senso. Suas regras são pequenas e super fáceis de memorizar. Apenas com bom gosto no momento de se vestir, a produção ficará ideal para qualquer ocasião como trabalho, passeios diversos, e até mesmo para a noite em ambientes não muito sofisticados.
Então, para evitar constrangimentos e desesperos, vamos falar sobre esse traje, que é o mais especificado em eventos sociais. Neste post, as dicas serão principalmente para as festas de 15 anos, que sempre acontecem!
Looks Masculinos
Thaje_esporte_fino
Os requisitos para uso do traje Esporte Fino já não estão mais tão rígidos como antes, até porque os rapazes, principalmente adolescentes, preferem não usar aquela roupa toda formal, com gravatas, sapatos sociais, etc. A modernidade e amplitude na moda trouxe muitas opções para esse tipo de ocasião e é legal misturar detalhes que pode parecer não se encaixar tão bem:
- Chapéus e sociais
Os chapéus estão vindo com tudo na maioria dos looks, tanto femininos, quanto masculinos. No traje Esporte Fino não é diferente. Pra quem não sabe, os chapéus surgiram justamente com os trajes finos (como podemos ver em novelas e filmes de época), hoje em dia eles estão de volta em cominações super show!
esporte-fino-masculino-chapeu
- T-shirts  ­+ Blazer
Uma combinação moderna, fina e confortável. A vantagem do blazer é que ele deixa qualquer look fino, até mesmo com o uso de uma calça jeans. Essa combinação de Blazer e T-Shirt é ótima, fácil de montar e não tem erro, pode apostar!
esporte-fino-masculino-camiseta-blazer
- Jaquetas de couro + Cachecóis + Jeans
Vamos aproveitar a época do frio? O tempo fechado é uma ótima oportunidade para se usar jaqueta de couro e cachecol. A melhor opção para esse tipo de look são as calças jeans escuras e skinnys, pois as jaquetas de couro trazem um estilo roqueiro e as calças mais coladas deixam o look mais arrumado. Para finalizar a composição, sem esquecer a sofisticação, aposte em sapatos também de couro. Um tênis nesse caso levaria o look ao despojado demais.
- Colete + Camisa
A mistura é formal, mas sem perder a marca moderninha. Os coletes (principalmente os de alfaiataria) podem ser usados com camisa e camisetas, calça social e até calça jeans. É importante lembrar que o Esporte Fino é a mistura do Social com o despojado, então temos que ter dos dois elementos no look. Não dá para usar só o colete com camiseta, jeans e tênis!
- Mocassins, docksides e sapatos sociais
Eles se dão bem com qualquer look e dica mostrada acima. Os mocassins e docksides trazem o ar mais despojado ao look e os sapatos ficam por conta do clássico.
Dica sobre os sapatos: se o seu traje for neutro, brinque com as cores, pois o seu sapato vai aparecer mais do que o suas roupas! Os pretos vão se equilibrar em qualquer look, então os use como curinga, caso não esteja confortável com outras cores.
Looks Femininos
Oba! Agora, vamos para a parte mais fácil, os looks femininos.
Como todo traje, o Esporte Fino tem um segredo que é a chave para o visual moderno e elegante: Não exagere! (O exagero é coisa para os atores, apresentadores, profissionais do ramo do entretenimento, etc). A dica, para um evento casual é, quanto menos, mais bonito ficará.
Tenha atenção aos acessórios, nada de muito brilho. Caso você opte pela moda dos brincos ou colares grandes, as demais peças deverão ser pequenas.
Sapatos: use saltos, sandálias e sapatilhas. Só evite as rasteirinhas, pois em ocasiões de festas sociais elas não serão apropriadas.
Usar Paetê pode? Não só pode, como deve! Basta tomar cuidado.
Geralmente o Esporte Fino não aceita aquele vestido mais curtinho, as saias ou até mesmo os shorts, mas como estamos falando de festa de 15 anos, as meninas mais novas que se sentirem bem para usar uma peça curta bafônica, fiquem à vontade. Lembrando sempre que não podemos perder a classe hein?
Agora umas dicas de uso dessas peças para não ficar dúvida alguma.
- Cropped + Saia (curta ou longa)
O que são Croppeds? São aquelas blusas curtas e lindas que estão super em alta. Claro que temos que saber usá-las, até para não ficar tão vulgar e nem sensual demais. Tudo que você deve saber desse look é que, todo cuidado é pouco, pois ele pode ficar lindo se for usado da maneira correta. Então vamos lá: Tamanhos e modelos diferentes de saias combinam com os Croppeds, basta achar aquela que converse com a peça. No caso de um look mais formal, um Blazer seria o ideal.
esporte-fino-cropped-saia
- Short
Olha o paête! Essa é a hora de usar de forma sutil e meiga, com short no look formal. A camisa é a companheira que confirma a formalidade do look, mas não deixa de perder aquele aspecto de moderno e casual. Outras blusas mais delicadas também são bem-vindas. E já que está usando camisa e short, capriche no salto!
esporte-fino-short
- Brazer
O Blazer deixa a roupa mais sofisticada e vai bem, além dos shorts, com saias, Croppeds, e até mesmo os vestidos. Enfim, blazer é tudo de bom!
Se você é mais alternativa e vai optar por uma calça no seu look Esporte Fino (neste caso para festas de 15 anos), o segredo é caprichar no blazer e no sapato, que podem ser coloridos se a calça for básica, e básicos se a calça chamar mais atenção.
esporte-fino-blazer-1esporte-fino-blazer-2- Vestidos e saias
Para as festas de 15 anos, os vestidos são os mais usados. Eles podem ser longos ou mais curtinhos sem exagerar no tamanho. Para as mulheres mais velhas, ou meninas mais reservadas, as peças longuetes (aquelas um pouco abaixo do joelho) caiem bem. Os tão lindos Mullets (curtos na frente e compridos atrás) são bastante apropriados para quem se sentir a vontade e quiser montar um look com mais atitude.
Mulet:
esporte-fino-mullet2esporte-fino-mulletLonguete:
esporte-fino-longuete1esporte-fino-longuete-2- Vestidos longos e curtos
O longo é fino em qualquer ocasião. Por tanto, na hora de se vestir não tenha medo, já que com eles errar é quase impossível. Eles são uma ótima oportunidade de investir nos acessórios, mas é claro que os colares e brincos não podem brigar com os detalhes do próprio vestido (caso eles existam).
Os curtos são ideais se forem comportados. O grande cuidado a ser tomado, é não deixar o look ficar sensual/vulgar demais ou te deixar desconfortável.
Longos:
esporte-fino-longo-1esporte-fino-longoCurtos:
esporte-fino-curto-2esporte-fino-curto-1esporte-fino-curto-3
A meia calça, também é uma ótima ideia para quem quer dar aquela sofisticação no look, além de dar mais segurança nos modelos curtos.
esporte-fino-meia-calça
Outras dicas:
Você também pode montar bons looks com outras peças, como macacão e calça estampada. São diferentes, mas mantem o mesmo nível de um look Esporte Fino, basta ter criatividade e senso na hora de vestir.
traje esporte fino para festas de 15
Obs: Não só para as festas de 15 anos, mas para os casamentos, as dicas acima são apropriados também. Neste caso só evite usar os shorts, as calças e o branco, é claro, pois é o dia da noiva usar essa cor. Nos aniversários de 15 anos evite usar o tule, mas usar o inverso não tem problema algum ok?

Nenhum comentário:

Postar um comentário